13 julho 2008



Para concluir o Projeto do Rio de Janeiro, cada aluno copiou as frases do texto ilustrando-as fazendo um livro onde a capa foi o cartão postal que eles receberam pelo correio! todos ficaram orgulhosos por ter escrito o primeiro livro da vida deles.


Acima das meninas tem uma tarefa onde cada aluno ilustrou uma frase do texto sobre o Rio de Janeiro. Em outra atividade as palavras das frases estavam todas digitadas sem o espaço,eles cortaram as palavras e colaram em uma folha menor observando a separação de sílabas quando era necessário trocar de linha para continuar com a frase,observando também o parágrafo.


Trabalho com palavras imantadas para construção do texto,separar palavras iniciadas por vogais,consoantes,iniciadas com a letra do nome próprio do aluno,palavras que estão no plural,palavras que são verbos,artigos...


Neste texto trabalhamos Nomes próprios, nomes comuns,singular,plural,ponto de interrogação,ponto final,letra maiúscula no início de frases,número de frases, leitura em grupo,leitura individual.


Esta atividade foi após minha viagem para o Rio de Janeiro nas férias de dezembro de 2007 onde trouxe fotos do Rio, tivemos uma conversa sobre a Cidade Maravilhosa e fizemos um texto com as frases de cada aluno onde perguntei: O que você sabe do Rio de Janeiro?


Após cada grupo colocar suas palavras no ordem alfabética, fizemos uma lista com todas as palavras. Logo após fizemos conjuntos de palavras iniciadas por vogais, conjuntos de nomes próprios...


Com as palavras saídas das palavras chaves do ditado, colocamos na ordem alfabética as que iniciavam com a mesma letra. Eles tiveram um pouco de dificuldade mas foi muito interessante!


Após assistir dois vídeos sobre a cidade de Porto Alegre como as músicas DEU PRA TI , e PORTO ALEGRE É DEMAIS, trabalhamos as letras das músicas, destacando palavras desconhecidas ( gauchescas) e palavras que rimam, observando que as músicas precisam de uma sonoridade,são divididas em estrofes e possuem um refrão.


Após trabalhar com as palavras do ditado colocando-as em ordem alfabética, separando as sílabas,formamos as famílias silábicas de cada sílaba e montamos novas palavras. Com as palavras formadas formamos frases.Todos estavam muito animados!

No mês de maio, estive em Porto Alegre e mandei cartões postais para cada aluno, quando cheguei trabalhamos a diferença entre um cartão postal e uma carta, cada aluno escreveu o que estava representado em seu cartão. Mostrei o mapa da cidade, e entreguei panfletos de bares,restaurantes e hotéis da cidade. Fiz ditado de palavras como: Catedral,Laçador,Parque Marinha do Brasil, prenda, gaúcho...

Festa Julina! Encerramento do Programa C.L.E do Rotary onde Seu Venceslau foi o nosso parceiro nesta jornada.


Turma de 2007/2008 recebendo seu diploma.


Maria de Fátima, Nilvaci, Dona Iraci e Maria Misse
Esta é a atual turma.