22 abril 2009

Coordenação / Alfabeto

08/04, Quarta-feira: - Coordenação do alfabeto maiúsculo e minúsculo com letra cursiva e Festa da Páscoa.
07/04, Terça-feira: - Conversa informal sobre a Páscoa( surgimento da Páscoa, significado dos coelhos e dos ovos de chocolate, datas religiosas ( Carnaval, Quaresma, Paixão de Cristo, Páscoa). 06/04, Segunda-feira: - Fazer a leitura das palavras do alfabeto ilustrado copiando uma palavra iniciada com cada letra no caderno de caligrafia.
- Coordenação motora das letras minúsculas como: c,a,o,d,g,q primeiro juntas e depois separadas observando bem o traçado.
No quadro escrever as palavras que tenham a ver com a Páscoa, ler o texto da Páscoa.
Escrita espontânea sobre o que é a Páscoa. Fazer o amigo secreto de Páscoa.
03/04, Sexta-feira: Apresentação do alfabeto maiúsculo e minúsculo com o traçado correto.

Coordenação motora fina/ palavras com letras diferentes

02/04, Quinta-feira: - Trabalhamos a mesma coordenação motora porém agora com traçado em linhas menores e com a tesoura.
- Em uma atividade com a matriz os alunos identificaram ligando a mesma palavra escrita com a letra de imprensa maiúscula e a letra de imprensa minúscula, essa atividade teve como objetivo a identificação das palavras iguais, mesmo sem saber ler os alunos através das formas e da quantidade das letras identificaram as mesmas palavras.

Calendário/ coordenação motora fina

01/04, quarta feira: Trabalhamos o calendário da sala que foi feito com E.V.A com os dias da semana e os numerais dos dias do mês móveis e os meses do ano também. Apresentei fichas com os meses do ano, e escrevemos os algarismos correspondentes de cada mês. Aprendemos escrever a data por extenso e a data abreviada ( Ex: 1º de abril de 2009 - 01/04/09 ).
Na tabuada aprendemos sobre a divisão do tempo ( século, decênio,lustro,triênio,biênio, semestre, trimestre, bimestre, esses últimos trabalhando com as fichas dos meses ).
Coordenação motora: Trabalhamos a coordenação motora fina seguindo as linhas com movimentos grandes e contínuos.

02 abril 2009

Matemática - Sistema de contagem/ letras de imprensa

Terça-feira, 31/03: - Os alunos do curso de Matemática da Faculdade Vale do Acaraú estiveram na sala para realizar uma proposta de trabalho da matemática com material concreto.
Apresentaram o sistema de contagem decimal contando a história da matamática, que os pastores antigamente para contar suas ovelhas faziam buracos no chão e que em um primeiro buraco(unidades) iam jogando pedrinhas até 9 ovelhas, quando completavam as 10 ovelhas, ou seja as 10 pedrinhas, abriam outro buraco( dezenas ) e colocavam somente uma pedra representando as 10 ovelhas, 1 pedra em um buraco e nenhuma no outro buraco representava que tinham nove ovelhas e assim sucessivamente até chegar no 99 pedras no segundo buraco e 9 pedras no primeiro buraco, abriam outro buraco( centena) para colocar mais uma pedra que significaria 100 ovelhas. Eles fizeram a representação com e vasilhas transparentes imitando os buracos e balas imitando as ovelhas. Os alunos gostaram muito.Depois fizeram uma atividade com os numerais recortados de 0 a 9, formando numerais pedidos, fazendo operações de somar e substrair para finalizar pintaram os numerais da matriz e o número de bolinhas correspondente a cada numeral.
- Atividade de identificação das palavras com a letra de imprensa maiúscula e a de imprensa minúscula. Fazer a leitura das palavras e identificar a palavra igual ligando as duas palavras escritas com os diferentes tipos de letra. Os alunos que não sabiam ler tiveram um pouco de dificuldade pois queriam fazer a leitura das palavras ,porém quando perceberam que era somente para olhar a quantidade de letras e ver qual palavras parecia com a outra fizeram a atividade sem maiores problemas.

Ciências - Água

Segunda-feira, 30/03