02 abril 2009

Matemática - Sistema de contagem/ letras de imprensa

Terça-feira, 31/03: - Os alunos do curso de Matemática da Faculdade Vale do Acaraú estiveram na sala para realizar uma proposta de trabalho da matemática com material concreto.
Apresentaram o sistema de contagem decimal contando a história da matamática, que os pastores antigamente para contar suas ovelhas faziam buracos no chão e que em um primeiro buraco(unidades) iam jogando pedrinhas até 9 ovelhas, quando completavam as 10 ovelhas, ou seja as 10 pedrinhas, abriam outro buraco( dezenas ) e colocavam somente uma pedra representando as 10 ovelhas, 1 pedra em um buraco e nenhuma no outro buraco representava que tinham nove ovelhas e assim sucessivamente até chegar no 99 pedras no segundo buraco e 9 pedras no primeiro buraco, abriam outro buraco( centena) para colocar mais uma pedra que significaria 100 ovelhas. Eles fizeram a representação com e vasilhas transparentes imitando os buracos e balas imitando as ovelhas. Os alunos gostaram muito.Depois fizeram uma atividade com os numerais recortados de 0 a 9, formando numerais pedidos, fazendo operações de somar e substrair para finalizar pintaram os numerais da matriz e o número de bolinhas correspondente a cada numeral.
- Atividade de identificação das palavras com a letra de imprensa maiúscula e a de imprensa minúscula. Fazer a leitura das palavras e identificar a palavra igual ligando as duas palavras escritas com os diferentes tipos de letra. Os alunos que não sabiam ler tiveram um pouco de dificuldade pois queriam fazer a leitura das palavras ,porém quando perceberam que era somente para olhar a quantidade de letras e ver qual palavras parecia com a outra fizeram a atividade sem maiores problemas.

Nenhum comentário: