04 março 2009

Início de 2009

Olá, mais um ano escolar se inicia. estarei aqui para dividir minhas experiências na turma de alfabetização 2009.
Iniciei o projeto com a cara e a coragem, pois os parceiros ( Rotary e SESI ) ainda estão resolvendo as papeladas, é muita burocracia para mim, detesto papel, o que eu quero é ver resultados de imediato.
Marquei de começar as aulas dia 2/03 porém houve um imprevisto na escola Rotary Donana que está em término de reforma e adiamos para dia 3/3.
Terça-feira 3/3: No primeiro momento foi dada uma explicação sobre a documentação necessária, sobre a metodologia, sobre os dias e o horário das aulas.
Iniciamos uma conversa informal sobre o que gostaríamos de aprender na escola. Com essa conversa pude perceber as dificuldades que os alunos sentem no seu dia-a-dia. Eles querem aprender a ler e escrever para ler notícias em jornais, ganhar mais dinheiro, conhecer novas receitas, saber usar o banco eletrônico, anotar recados, mandar cartas para familiares, ter um emprego melhor, melhorar na empresa que trabalham, ler as bulas dos medicamentos usados, ler a Bíblia, tirar a carteira de motorista, pegar um ônibus, ler placas de banheiros, enfim para se ajustar na sociedade e tornar-se uma pessoa independente.
Para o primeiro dia de aula preparei uma atividade com o objetivo de nos conhecermos e de nos sentirmos a vontade uns com os outros.
Entreguei aos alunos uma ficha de identificação ( um quarto da folha de chamex com um quadrado para desenhar o seu retrato, e espaço para colocar o seu nome, nome do pai, nome da mãe, idade e local de nascimento) No começo eles ficaram um pouco assustados pois disseram não saber desenhar, mas deixei-os bem a vontade e todos os desenhos ficaram maravilhosos.
Fui de carteira em carteira escrevendo os dados com letra de imprensa maíuscula.
Fui a primeira a me apresentar, mostrei minha ficha, li os dados e falei um pouco da minha vida,logo após cada um foi na frente segurar a sua ficha e eu fui lendo e apontando a leitura, terminada a leitura pedi para que falassem um pouco da sua vida,alguns ficaram um pouco tímidos mais foi muito bom por ser a primeira vez que estavam se apresentando para uma nova turma. Cada ficha lida era colada na parede compondo um varal muito bonito.
Quando todos terminaram de se apresentar fizemos a leitura em conjunto das fichas, observamos nomes de pessoas, números, cidades e estados. Identificamos o número maior e o número menos, quem era o mais velho e quem era o mais novo da turma,quem nasceu mais longe de Anápolis.
Aprendemos que para sabermos onde fica cada cidade precisamos de um mapa, e que o livro dos mapas chama Atlas, observamos o Globo Terrestre com o mapa mundi e um livro atlas.

Nenhum comentário: