06 março 2009







Quinta-feira 5/03: Hoje trabalhamos com as fichas de identificação. Cada aluno escolheu uma ficha aleatóriamente, leu os dados e identificou o colega dono da ficha, com isso trabalhamos leitura e identificação do colega. Logo após recortamos o nosso desenho, o nome das pessoas, a idade e o nome da cidade que nascemos. Pedi para que cada aluno me entregasse somento o número para que eu colocasse no papel sulfite, fizemos a leitura dos numerais , identificamos qual o algarismo menor e o algarismo maior,colamos na ordem numérica, apresentei os símbolos ( < - menor, > maior ) e escrevemos o símbolo de menor comparando os algarismos, vimos ordem crescente. Depois coloquei os algarismo do maior para o menor e vimos ordem decrescente usando o símbolo de maior.



Pedi para que eles me apresentassem somente nomes de mulheres, colocamos esses nomes na ordem alfabética e vimos a importância desse processo, e onde usamos a ordem alfabética das palavras.



Em outro momento pedi para que eles me apresentassem os nomes de homens. Observamos que existiam nomes simples e nomes compostos, fizemos conjuntos separando nesses dois grupos, colocamos o diagrama de Ven em volta das palavras, demos um nome para os conjunto e fizemos a etiqueta com a quantidade de elementos dentro dos conjuntos, vimos também conjunto unitário e conjunto vazio.



Com as palavras restantes que foram os nomes das cidades com as siglas dos estados, observamos as siglas de cada estado e as cidades de cada estado.

Nenhum comentário: